• Raquel Saraiva Physio

Porque é que a nossa Coluna parece um Gato??

Os Gatos?? Não é a toa que tenho dois lindos meninos e os amantes de gatos irão perceber o que quero dizer com tudo isto. Os gatos e a sua referência estão em várias indicações que ao longo destes anos utilizo no tratamento da coluna dos meus pacientes.

Os gatos adoram enrolar-se e desenrolar-se, parecem caracóis ao sol. O exercício do gato para a nossa coluna vertebral ajuda na sua mobilização completa, desde as vertebras cervicais até às da coluna sagrada. Indico este exercício para os meus utentes que têm hernia discal lombar, ao qual associo movimentos respiratórios e técnicas de hipopressão dos músculos do Core.

Os gatos também saltam, pulam e assanham-se. Não percebo, ás vezes os meus lutam até mais não, e tenho de os separar...

Logo depois estão a dormir ou a lamber-se um no outro, haja paciência!!!

A nossa coluna foi feita para se mexer em todos os eixos de movimento. A falta dessa mobilidade em todas as direções acarreta, no futuro muitos problemas de fixação, levando a dores de coluna mesmo sem haver causa aparente.

O equilibrio dos gatos é fenomenal, está relacionado com a coluna deles claro, mas também pela cauda, bigodes, as patinhas e a audição. Todos sistemas que levam a um equilibrio dinâmico e estável, não é a toa que os gatos têm sete vidas.

A nossa coluna vertebral também têm um equilibrio fora de série. É chamada a balança de Powels: o peso vai para um lado e depois para o outro, e a nossa coluna adapta-se a esse movimento. Os nossos olhos cordenam a coisa em conjunto com o sistema vestibular- uns tubinhos que temos dentro dos ouvidos. Outros sistemas de sensibilidade que temos nos pés e articulações completam o nosso equilibrio. Quando há uma disfunção num desses sistemas, desde a cabeça aos pés, muitas vezes reflete-se na coluna vertebral, embora o cerne da questão tenha origem noutro local: Já pensaram??? Dói-me o pescoço, mas afinal o problema veio da do meu maxilar??? Mas que coisa estranha esta.

Existem inúmeros exercícios que podemos realizar observando o comportamento dos gatos, experimente alguns e mantenha a sua coluna saudável.

My Way Raquel Saraiva- Physio/Fisioterapeuta

21 235 0707

967 313 681

©2019 by Palclini-Actividades Médico Cirúrgicas Lda.