• Dra. Filipa Martins

A Paixão de uma Terapeuta de Casais e de Família

Atualizado: Set 28


A Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF) é uma associação científica, fundada há 35 anos por um grupo de terapeutas, que ainda hoje estão muito presentes na vida da SPTF como formadores.

O modelo terapêutico de intervenção adotado, é denominado de modelo sistémico e valoriza principalmente as relações familiares e os sistemas envolvidos nessas mesmas relações. Não se foca numa visão individualista de sintomas, queixas ou pedidos do paciente.

Nas famílias o impacto do que acontece com um elemento reflete-se em maior ou menor dimensão, em todos os outros elementos.

Trabalhar com casais/ famílias é um desafio constante e uma verdadeira paixão para mim, trabalho há 15 anos, diariamente na busca da felicidade, no cultivar de bons sentimentos, na construção de um equilíbrio que enriqueça quem me procura. Juntos fazemos de tudo isto uma forte proteção para os inúmeros imprevistos desta vida. Precisamos ser persistentemente felizes, para enfrentarmos tudo o que parece soprar na direção oposta da nossa felicidade.

Os casais têm a grande vantagem de poderem dividir a dor, a tristeza, a angustia dos imprevistos difíceis das suas vidas, assim como de partilhar e multiplicar a felicidade dos maravilhosos momentos que vivem juntos. Porém sabemos que muitos casais, muitas famílias passam por ciclos complicados ao longo das suas vidas em comum. A adolescência de um filho, o desamor de um companheiro de vida, as discussões diárias que teimam em não desaparecer, a dor de uma dura doença e a falta de apoio que eventualmente surge, o nascimento de um filho, entre tantas outras situações que podem tranquilamente afastar quem não se imagina a viver longe, nem o deseja, nem o sonhou mas, no momento é o que parece adequado, a solução encontrada, por vezes seguida de forte arrependimento.

Um dos preciosos exercícios que vos vou ensinar é a focar-se no que quer, no lugar onde quer chegar e não no que tem ou no lugar onde se encontra. Assim, se o que deseja é a felicidade, se o lugar para onde pretende ir é rumo ao sucesso emocional da sua família, conte comigo e com a terapia familiar e de casal, modelo sistémico.

A forma como lidamos com a adversidade diária e os constantes desafios familiares vai-nos moldar mais do que imaginamos, vai-nos levar a tomar decisões e caminhos que nunca antes imaginámos percorrer.

Procurar ajuda com um profissional devidamente creditado em Terapia Familiar e de Casal irá certamente ajudá-lo a si e a toda a sua família a resolverem problemas e ultrapassarem aqueles obstáculos que teimam em vos acompanhar para onde quer que vão.

Insista e invista no seu bem estar e no da sua família, construa memórias felizes que jamais serão apagadas das mentes dos seus protagonistas, quer sejam filhos, pais ou avós!

39 visualizações

21 235 0707

967 313 681

©2019 by Palclini-Actividades Médico Cirúrgicas Lda.